SAME INICIA CAMPANHA PREVENTIVA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA

Por: SAME | Em: 01/08/2017

A Prefeitura através do Serviço de Assistência Médica (SAME) está iniciando ação preventiva de vacinação contra a febre amarela nos bairros próximos a região de Mata com circulação de macacos, (região do bairro do Cascata , Jardim Vassouras e Jardim Santo Antônio).
A vacina contra a Febre Amarela anteriormente estava indicada apenas para as pessoas que iriam viajar para as áreas consideradas de risco. Com a ocorrência de primatas não humanos (macacos) positivos para febre amarela em municípios cada vez mais próximos da nossa região, foi indicado pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) o início da vacinação, tendo em vista a possibilidade de ampliação da área de risco.
Essa ação de vacinação tem como objetivo proteger a população que reside próximo a mata, antes que o vírus comece a circular em nosso município. Vale ressaltar que até o momento em Francisco Morato não há ocorrência de caso positivo para Febre Amarela em humanos ou em macacos.
É importante ressaltar que os macacos não transmitem febre amarela, eles são  vítimas da doença, assim como o humano. A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando pode ocorrer insuficiência hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

A vacina está indicada para a população com idade a partir de 9 meses, no entanto nem todas as pessoas poderão receber a vacina, como por exemplo:
Mães amamentando lactentes até 6 meses de vida, como precaução, nesse momento não serão vacinadas.
Portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna;
Pacientes infectados pelo vírus HIV com alteração imunológica;
Pacientes em terapêutica imunodepressora: quimioterapia, radioterapia, corticóide em doses elevadas (equivalente a prednisona na dose de 2mg/kg/dia ou mais para crianças, ou 20 mg/dia ou mais, para adultos, por mais de duas semanas);
Medicações antimetabólicas (por exemplo, a azatioprina e ciclofosfamida);

Medicamentos modificadores do curso da doença, os biológicos: (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe,Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Rituximabe);
Pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma);
Gestante, devido ao possível risco de infecção dos fetos pelo vírus vacinal. A vacina FA está contra indicada em gestantes, salvo em situações de alto risco de exposição. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco em contrair a doença, deverá ser avaliado o benefício/risco da vacinação. A vacinação em gestantes deverá ser analisada caso a caso;
Pessoas com história de uma ou mais das seguintes manifestações anafiláticas após dose anterior da vacina ou após ingestão de ovo: urticária, sibilos, laringoespasmo, edema de lábios, hipotensão, choque nas primeiras duas horas.
É importante destacar que quem já tomou a vacina não precisa se vacinar novamente.
Caso a população encontre macacos mortos ou doentes, deve informar o mais rapidamente ao serviço de saúde do município. Ligue imediatamente para a Vigilância Epidemiológica, Fone: 4881-1482.